top of page

Informações aos pacientes

      Muitas dúvidas aparecem quando alguém se depara com uma doença cardíaca, principalmente quando é necessário um tratamento com um procedimento cirúrgico. É normal imaginar como será a vida após uma cirurgia cardíaca ou pulmonar. O que será diferente? Quando poderá retornar as atividades? A equipe da Cardiomics responde aqui as perguntas mais freqüentes e fornece dicas para manter seu bem-estar antes e após a cirurgia.  Claro que todas as pessoas são diferentes e cada doença se comporta de uma maneira especifica e todo procedimento responde de forma especifica. Nesta pagina, encontram-se as perguntas mais comuns e as orientações gerais.

Dúvidas frequentes antes durante e depois de uma cirurgia cardíaca

Prótese mecânica ou biológica, qual é a melhor para substituir minha válvula?

A escolha do tipo de prótese antes da cirurgia valvar deve ser discutida entre o paciente, cardiologista e cirurgião cardíaco. Vários fatores devem ser levados em conta como a idade do paciente, a expectativa de duração e necessidade de outra cirurgia, necessidade de anticoagulantes.

Leia mais

Mamária ou safena, quais as diferenças?

Na cirurgia de revascularização do miocárdio, popularmente conhecida como ponte de safena, o cirurgião cria  novos caminhos (atalhos, pontes) para o sangue desviar das coronárias com obstruções e chegar ao músculo do coração. Para criar desvio, são utilizados os enxertos, que são vasos (artérias ou veias) retirados de outros locais e anastomosados (suturados ou "costurados") nas coronárias (artérias do coração).

Leia mais

 

Quando posso retornar as minhas atividades após a cirurgia?

Atualmente a cirurgia cardíaca está muito avançada, a recuperação é rápida, principalmente quando a cirurgia é menos invasiva. Em geral, os dois primeiros dias serão na UTI enquanto os cuidados intensivos são necessários. A partir do terceiro dia, já no quarto ou enfermaria, os primeiros passos já são incitados, e com a intensificação da fisioterapia através de exercícios respiratórios e motores, as caminhadas pelo corredor ajudam na recuperação. Normalmente após 2 meses da cirurgia, já podem realizadas as atividades cotidianas mais comuns como dirigir, caminhadas mais longas.

Leia mais

Em quanto tempo vou acordar após a anestesia?

A grande maioria dos nossos pacientes acordam ainda na sala de cirurgia e o tubo é retirado durante o despertar, proporcionando um conforto maior. Em alguns casos mais delicados, os pacientes são encaminhados para UTI ainda inconscientes em respiração  controlada por aparelhos  sendo acordados após todos os sinais vitais estarem estáveis.

Porque tenho que estar em jejum? 

Quando os pacientes recebem os medicamentos para a anestesia, ocorre um relaxamento de toda musculatura que pode resultar em vômito e consequente aspiração pelas vias respiratórias, causando pneumonia grave. Portanto o jejum é obrigatório para todas as cirurgias eletivas, inclusive com anestesia local. O jejum deverá ser de 8 horas para sólidos e leite e de 4 horas para líquidos, inclusive água.

 

Como é fechado o osso esterno? Posso passar na porta com detector de metais de um banco depois da cirurgia?

Essa é uma pergunta muito frequente nos consultórios de cirurgia cardíaca. Quando a cirurgia é realizada com incisão esternal, após anestesia geral, o osso esterno é serrado verticalmente para se chegar ao coração. Ao término do procedimento principal, o osso é reaproximado firmemente utilizando-se fios de aço cirúrgico. Funciona como se fosse uma fratura que foi imediatamente corrigida. Por isso, como fica bem estável, a dor é bem leve no pós operatório, normalmente não sendo necessário analgésicos após 1 semana. Os fios de aço não são retirados depois, a não ser que provoquem alguma reação, o que é mais raro. Como a quantidade de aço fixada ao osso esterno é pequena em geral não é detectada nas portas de segurança.

Planos de saúde

- Assefaz

- Bradesco

 

- Famed

- Fusex

- Hapvida

- Issec

- IPM

- Mediservice

- Petrobras (Plano Lubnor)

- Sulamérica

- Unimed

bottom of page